Procura aí

sábado, junho 28, 2008

Regras do português "Bem Dizido"!

Vendo ai pela Internet eu percebo, Português é uma das línguas mais difíceis de aprender! Tem sites ai que mostram a falta de cuidado dos jovens com a língua portuguesa! Ai vai pra vocês algumas dicais genias do Portuguesio Bem Dizidio!

1. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.
2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.
3. Anule aliterações altamente abusivas.
4. não esqueça as maiúsculas no inicio das frases.
5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
6. O uso de parêntesis (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou??...então valeu!
9. Palavras de baixo calão, porra, podem transformar o seu texto numa merda.
10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.
11. Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".
13. Frases incompletas podem causar
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.
15. Seja mais ou menos específico.
16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação
19. Quem precisa de perguntas retóricas?
20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.
21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.
22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evita-las-hei!"
23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!
25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão da idéia nelas contida e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separa-la nos seus diversos componentes de forma a torna-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.
27. Seja incisivo e coerente, ou não.
28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.
29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras, carajo! ..nada de mandar esse trem...vixi..entendeu bichinho?
30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá agüentar já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.

FONTE: Recebi este texto por e-mail e nele dizia ser de um tal professor João Pedro, da UNICAMP, caso alguem saiba uma fonte original me avisa ^^


E agora leitor Nerd?
________________________________________________________
Entrem na nossa comunidade do Orkut ^^ Cliquem Aqui!

12 Comentários:

Euzer Lopes disse...

Cara, essas regras são demasiadamente excelentes. Fantásticas.
Tornam o texto um pretexto para uma leitura decente e eficiente.
E engraçada!

Tragicomicuzinho disse...

HAUhsuHASuhAUShuAHSuhAS

mt bom cara!!

sempre tomarei cuidado ao escrever!!

HUAHSuAHSuhAS

abraço

suellen nara disse...

Soh sigo as regras qndo é obrigatorio e qndo kero "fazer bonito".
As vzs a pessoa comete um pequeno deslize de atençao (o que é bem diferente de escrever errado) e já reclamam q estão atacando o portugues...
Qnto a abreviaçoes, não vejo problemas em usá-las na net, mas sem exageros.

Enfim, ótimas regras, muitas que eu nem lembrava e nem sabia.

Blog bacana ;)

Abraço.

Luiz disse...

gostei das dicas! é bom saber sobre como devemos escrever

filosofia do sexo disse...

MUIto legal!!!

Aqui Celebridades disse...

usuhauhsauhsuhauhsuhauhsua
vou deixa isso para os nerds mesmo :D

o blog ta muito bom

vlw

http://aquicelebridades.blogspot.com/

Pierre disse...

é muito difícil (excrevê serto) !

http://ogrobo71.blogspot.com/
BLOG ATUALIZADO !!!

*Deficiente é flagrada dançando a macarena
*Menino de 2 anos recebe ordem de prisão no Egito
*Asma deve ser tratada não só na hora da crise

Abç's !

Sandro Serikawa Soares disse...

ae mano
seu blog fico daora
bem loco hein
olha so
como vc crio um banner pro seu blog?
visita o meu blog
http://sandrossoares89.blogspot.com/
e me fala um bom site para criar um banner
obrigado

Sandro Serikawa Soares disse...

nossa cara
fico muito loco hein
eu tb fiz o meu pelo photoshop
mas eu nao sei fazer animação
me fala como q faz animação no photoshop
vlw cara
quer parceria?
eu vo add seu banner no meu blog

Gabih Neves disse...

HASUIhasiuHASUIahsiuaHSUIAhsiuaHSUIAh '

égua doido, muito firme esse troxo de português ;]

muito engraçado mesmo ;*

Fada Safada disse...

Muito legal, NerdMan.

A falta de vocabulário é algo "deveras" impressionante:

"11. Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida."

A pessoa fica repetindo por carência absoluta de vocabuário. Além de não saber escrever mostra que não lê porcaria nenhuma.
Só o brasileiro acha bonito ser ignorante. Lamentável.

Beijos e abraços
Fada

maena disse...

vou começar a usar essas regras qm sabe funciona...afinal mas´são mts regras afinal são regras demais e que devem ser seguidas para desepenhar o papel a qual lhes foi dada a essas regras extremas e ambudantes de origem desconhecida de algum lugar que não se conhece..pois voce sabe que
estarei eu empregando bem estas regras regradas que devo seguir para cumprir lhe com a função designada por elas as regras?


e aí? ficou bom? rsrs...nem eu sei oq eu disse
sera q meu prof d portugues aceita isso XD

mt bom nerdman

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO