Procura aí

sexta-feira, janeiro 16, 2009

NerdCritica - O Dia Em Que a Terra Parou

Inaugurando a nova sessão "NerdCritica", vou falar do filme que fui ver nos dias 12 e 14 de Janeiro. O título do filme é "O Dia Em Que a Terra Parou".

O longa é uma refilmagem do clássico da ficção científica de 1951. No original, Klaatu vinha para impedir que a violência humana se espalhasse pela galáxia. Nesta refilmagem, o foco do filme foi mudado para o tema que está na moda "o ambientalismo"... (mesmo que a violência continue a mesma de 57 anos atrás). Depois de tanto tempo, a mensagem do filme, dirigido originalmente por Robert Wise (agora com Scott Derrickson no comando), continua relevante.




Todos podem perceber que Keanu Reeves sempre foi um ator que não demonstrava muitas emoções durante os seus filmes. O alienígena Klaatu, o qual ele interpreta em O Dia Em Que a Terra Parou (The Day The Earth Stood Still, 2008), é exemplo incontestável disso. O personagem não exige qualquer demonstração de emoção além de uma distância lógica da humanidade. No filme o alienígena tenta se adaptar a um corpo terráqueo, e expressar sentimentos é algo improvável em sua breve permanência na Terra.

Klaatu está aqui para dar aos humanos um ultimato: ou aprendemos a respeitar as outras espécies que vivem no nosso planeta - e o planeta em si - ou a raça humana será completamente exterminada.
A lógica seguida no filme é simples: Se os humanos vivem, a Terra morre; se os humanos morrem, a Terra vive.
Klaatu chega à Terra para debater com os representantes do planeta, mas por erros cometidos pela raça humana, o que deveria ser um debate civilizado logo torna-se uma corrida contra o tempo para evitar a aniquilação de nossa espécie.

Apesar de Reeves ter sido perfeito para o papel, a bela Jennifer Connelly não teve a melhor de suas atuações. Ela parecia deslocada como a cientista que torna-se a representante pela luta da sobrevivência humana. No filme, ela faz uma personagem fria, ao contrário do que deveria ser feito, pois ela devia demonstrar emoções para que Klaatu visse que os humanos mudavam para que a Terra não fosse destruída porém, com pessoas assim é melhor que nosso planeta acabe mesmo...
Além disso, a forma que os aliens utilizam-se para acabar com o planeta é meio atrapalhada. "Devaste tudo para depois reintroduzir as espécies"? Por que não matar só os humanos e deixar as outras espécies inocentes?
Pela falta de interação do elenco e detalhes meio ilógicos para uma destruição em massa na Terra, o que poderia ser um excelente filme de ficção científica revolucionário e modificador dos estériotipos mundiais! [Ok, agora eu me animei...]. Acaba apenas como um filme acima da média. Quem sabe, daqui a mais 50 anos seja feita uma refilmagem melhor... se é que a Terra aguenta mais 50 anos, pois este planeta pode acabar sem ajuda de Klaatu ou Gort...
E ainda resta uma duvida... Que diabos significa "Klaatu Barada Nikto"?
________________________________________________________

Nerd-NOTA: 8,5
________________________________________________________
Entrem na nossa comunidade do Orkut ^^ Cliquem Aqui!

7 Comentários:

Jéssica Torres disse...

Me parece ser um filme interessante, por mais que eu não seja fã de ficção cientifica! Prefiro assistir para poder dar minha opnião! Já escutei bons comentários a respeito dele!

Leleski disse...

caralho, doido. tu viste o filme duas vezes e ainda não entendeste?

1. klaatu demonstra emoções sim. porra, tu não lembras dos olhos dele no final? lá no teatro a gente faz uma série de exercícios que trabalham o olhar.
2. e ela atuou bem sim. o papel requeria que ela fosse fria. tanto que o tio lá do prêmio nobel fala pra ela não convencê-lo através da lógica, mas sim das emoções.
3. e eles não iam matar as outras espécies. lembras das esferas que foram pro espaço?
4. eu continuo achando o filme excelente.

de fato, a tua memória é curta, henry.

Tiago Cervo disse...

Esse filme parece bom... tenho que arrumar tempo pra ver, mas parece iinteressante.

Grande abraço

http://ccdodia.blogspot.com/

Kacau disse...

Ouvi dizer que essa refilmagem não foi das melhores.Sem falar do tema que apesar de ainda ser relevante como o próprio post diz,é extremamente menosprezado atualmente.


http://messnatural.blogspot.com/

Veiga disse...

bem interessante...

quero ver.

DouglasFerT disse...

Não conferi o filme.
Mas pelo pouco que vi sobre, passa-me a sensação de ser uma das primeiras BOMBAS de 2009.

Pela sua crítica, não devo ter passado MUITO longe.

Vou conferir, apenas em DVD pq Cinema ta muito caro para ver filme que eu não acho que será bom, e vou ver se sua nota foi exageradamente alta ou está na base.

Unknown disse...

De uns tempos para cá, fiquei muito seletivo aos filmes que vejo, e dou valor muito a critica sobre o filme!!!
Apesar de não curtir filems de ficcão, fiquei um tanto curioso em assistir...
blog muito interessante

visite

http://www.kaoskotidiano.blogspot.com/

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO